Pegue No Volante – Seja O Lider Do Seu Lar

Download PDF Download PDF

Lição 6 - Como ser um líder espiritual conforme a vontade de Deus                                                    É muito difícil ser um líder espiritual que seja forte, sensível, que guie seu lar da maneira que agrade a Deus. Como cristãos não temos a opção de ser (o não ser) o líder espiritual de nosso lar. Deus nos chama para ser o líder da família. Essa é sua vontade. A fidelidade a Deus requer que sejamos líderes espirituais e protetores da família e do lar. Porém, para ser um líder espiritual que seja forte não é só dar ordens e dizer o que o que os outros devem fazer, assim como um oficial do exercito. Esse é o modelo do mundo e não a vontade de Deus. Isso não é imitar a Cristo.

I. Compreender a importância e aceitar a posição de líder espiritual da familia

1. Muitos não reconhecem a importância de seu exemplo ao criar filhos. O que fazem (o não fazem), afeta diretamente a geração seguinte, e pode também afetar as demais gerações. A atuação do pai no lar, como ele trata a esposa, sus filhos, quando fala de Deus e da igreja, influenciará a próxima geração para que seja igual a atual. Os pais são os responsáveis em orientar a família para que todos cheguem ao céu.

2. Ser um líder espiritual não significa que jamais cometerá erros. Todos os cometemos. Quer dizer que admitimos nossos erros e nos esforçamos para viver conforme a vontade de Deus, liderando tanto o lar como a família conforme suas instruções.

3.Genesis 3:14-20 descreve as consequências do pecado do homem, da mulher e da serpente depois do primeiro pecado. Uma das consequências foi que o marido “governaria” a esposa (v.16). Este mesmo principio se repete no Novo Testamento em 1 Coríntios 11:3. Isso é de suma importância:

a. Isso não da ao marido permissão de fazer o que quer com sua família                              b. Não se trata de uma hierarquia. Alguns agem como se o marido fosse mais importante e a mulher e filhos de menor importância. Não é isso que o verso ensina. Em Cristo tanto o marido como a mulher são de suma importância (Gal.3:28)                                            c. Porém, quer dizer que o marido é o responsável pela esposa e pela família. Liderar em retidão e proteger a família espiritual e fisicamente é responsabilidade do homem

II. O que “ser cabeça” ou “governar” não significa

1. Ser o líder da casa não significa que posso fazer tudo o que eu queira; não devo prevalecer só porque sou o líder de minha casa, sou “cabeça”.

a. Conforme 1 Cor. 11:3 Jesus é “cabeça” da igreja. Entretanto, ele se limitou em fazer a vontade do Pai. Fez só o que significava o amor verdadeiro a sua “noiva”, a igreja. Cristo sofreu e deu sua vida pela igreja.                                                                                             b. Cristo jamais teve um espírito de arrogância nem de egoísmo. Ele jamais mandou aos seus seguidores fazerem o que ele não estava disposto fazer. Isso sim é liderança           c. Cristo não assumiu (ou assume) a posição de quem da ordens para que os outros as sigam. Ele assumiu a posição de servo e lavou os pés daqueles quem ele amava. (Juan 13:1-17). Essa sim é liderança espiritual.

2. Ser líder espiritual em casa não quer dizer que tenha privilégios especiais:

a. Quando faço as regras e insisto que todos as obedeçam, mas eu faço o que quero. Isto não é liderança espiritual, mas quase que certo que os filhos crescerão sem amar a Deus nem fazer o que é correto.                                                                                                       b. A chave da liderança espiritual é a responsabilidade e não os privilégios. Com frequência focamos nos privilégios, mas na realidade somos responsáveis pelos que moram em nossa casa e responsáveis por guiar-lhes ao lar celestial. Não temos a liberdade de fazer tudo o que queremos.

3. Ser um líder espiritual em casa não significa que posso abusar os membros de minha família.

a. Isto não tem nada que ver com a disciplina dos filhos. Devemos disciplinar-lhes, porém jamais faze-lo de maneiras que não seja apropriada ou que seja abusiva                          b. Isso de causar danos ou ferir aos que Deus põe sob nossos cuidados é coisa de Satanás. Sejam danos emocionais ou físicos, devem ser evitados. Devemos proteger e nutrir aos demais em casa e não abusar-lhes ou ferir-lhes, seja física ou emocionalmente. c. Não se justifica que um homem, fisicamente mais forte chegar a ferir, atacar, ameaçar, usar força bruta ou maltratar sua esposa e filhos. O homem pode fazer essas coisas porém jamais fará com que eles o respeitem, lhe admirem ou lhe amem. Isso fará com que eles evitem esse homem e jamais crerão em nada que ele professe.                           d. Note: Em Ef. 5:22-33 diz que o marido deve amar sua mulher como a seu próprio corpo; ama-la e aprecia-la assim como Cristo fez com sua igreja.                                      e. Note: Em 1 Pe. 3:7 diz que os maridos vivam com suas respectivas esposas “tendo consideração para com sua mulher como parte mais frágil”. Algo de valor e frágil não se deve tratar com brutalidade. Nada tem mais valor que um lar.                                             f. Eis aqui parte de um levantamento:

O abuso tanto físico como sexual ou emocional levado a cabo por homens é algo chocante e comum em nosso país, até entre cristãos. A violência domestica causada por homens forma a maior parte dos casos de mulheres na urgência dos hospitais. São mais comuns os casos de violência domestica em mulheres que lesões causadas por acidentes de transito, assaltos ou violações juntos. “A violência”, disse o Cirurgião  Geral dos EUA, “é a causa principal de lesões na mulher americana”. E os homens abusivos dizem que são “cabeça” e a mulher “submissa” para justificar seu abuso”.

1. Isto é um erro e também é anti-bíblico.

2. Isto é satânico e cruel, diferente do desenho de Deus.

3. Conselheiros cristãos quase nunca aconselham a mulher a separar-se de seu marido exceto quando há violência em casa. O marido violento acabará por matar a esposa.

III. O significado de ser “cabeça” e ser líder espiritual

1.Isso significa que o marido é responsável por todas as pessoas de sua casa. Como homens cristãos somos responsáveis pelo seguinte:

a. As necessidades físicas da família – providenciar-lhes o sustento, casa e roupas          b. As necessidades espirituais da família – ajudar-lhes a conhecer a Deus e desenvolver sua fé para que cheguem ao céu.                                                                                         c. Não significa que devemos prevenir o inevitável. Em toda casa existirão coisas inevitáveis, como crises. O homem deve mostrar liderança divina nas crises e ajudar a sua esposa e filhos até que estes aprendam a confiar em Deus quando haja alguma crise.

2. Isto significa que você deve ser líder espiritual: o que da bom exemplo para que os demais o sigam. Devemos dar o exemplo da seguinte maneira:

a. Ajudar-lhes a fazer o que é correto nos olhos de Deus. Devemos ser modelos espirituais e em conduta.                                                                                                                             b. O que fazemos é tão importante como o que dizemos                                                         c. Devemos fazer-nos esta pergunta: Se minha esposa e filhos seguirem meus passos, estariam mais ou menos perto de Deus e de sua vontade? Lhes levaria a submeter-se a Deus e animar-lhes a tratar aos demais da maneira correta? Se as respostas a estas perguntas são negativas, então é necessário mudanças urgentes.

3. Significa que você deve ser o exemplo em amor aos demais assim como foi Cristo.

a. O exemplo que devemos seguir não é o do mundo, mas o de Jesus.                             b. O texto que seguimos, as instruções para ser “cabeça” do lar encontramos em Fil. 2:3-

4. Se não for assim que estamos aplicando  a “cabeça”, e  a “liderança” então erramos o alvo.

Conclusão:                                                                                                                            Esta es uma lição muito seria; estas são coisas muito difíceis de admitir e de fazer. Porém é o que Deus espera de cada cristão do sexo masculino como líderes espirituais na casa. Nada nesta lição deve fazer com que os homens se sintam culpados, mas ao contrario, deve esclarecer e lembrar-lhes que como líder é de suma importância que o façamos corretamente.

O importante não é tanto que tão bem temos agido até agora. O importante é o que faremos de hoje em diante. Você se compromete em amar sua esposa e família assim como Cristo amou sua igreja? Se compromete em proteger e liderar sua família até o céu, vivendo de tal maneira que eles possam seguir seus passos? Isso é o que de fato significa ser um lider espiritual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>